Bem-vindos ao meu banco de projetos online. Criei esse espaço para tentar reunir os principais projetos que ajudei a desenvolver, seja na Pipa Comunicação ou junto a outros parceiros, com múltiplas ideias, mentes brilhantes e muita mão na massa. Cada card traz informações e pode levar você até os links dos projetos. Aprecie sem moderação e obrigada pela visita!
Desenvolvimento e promoção da formação online para o ProfLab. Em 3 horas de formação os cursistas aprendem como desenvolver um projeto e como gerar imagens criativas com inteligências artificial, além de serem desafiados a criar suas próprias imagens para integrá-las ao projetos e ao contexto de acordo com a perspectiva da educação midiática.
Edição e projeto gráfico para a série de livros do autor Bruno Montarroyos. O projeto vai muito além da publicação de um simples manual sobre liderança. O primeiro volume da série oferece uma imersão profunda na essência da alma humana, desafiando os paradigmas tradicionais de sucesso e promovendo uma mentalidade de “ganha-ganha”, onde todos os envolvidos saem beneficiados.
Entre outubro e dezembro de 2024 tive a honra de ser uma das facilitadoras da primeira Gemini Academy Brasil, o programa de formação básica para o uso de IA, exclusivo para educadores promovido pelo Google. Na opotunidade ministrei turmas online e presenciais, além de participar da capacitação para facilitadores no Google em São Paulo.
Desenvolvi junto com o professor Ribamar Batista Júnior o minicurso "Planejamento de ensino no contexto das tecnologias digitais: o processo de curadoria de recursos educacionais" destinado a educadores de português como língua estrangeira da Argentina, Brasil e Colômbia. A iniciativa fez parte de ação especial promovida pelo Programa Leitorado Guimarães Rosa, uma iniciativa da CAPES via Ministério de Relações Exteriores.
"Imagens Levemente Impossíveis" é uma proposta inovadora para o ensino de educação midiática. O minicurso gravado para o Seminário Letramentos e Tecnologias Educacionais no Ensino Médio [SLTEM] apresenta a proposta e mostra como os professores podem usar com seus estudantes.
Em julho de 2024 voltei ao Google como coach de um dos grupos de selecionados para a Academia Google Certified Innovator no Brasil. Foi uma alegria muito grande poder retribuir à comunidade tudo o que ela me deu ao longo dos anos. Como coach orientei os trabalhos do time Pulsar e puxei uma seção sobre prototipagem com o grande grupo de Innovators BRZ24.
Descubra os segredos por trás de um bom design de páginas e eleve suas habilidades criativas a novos patamares. Não apenas você vai dominar os princípios fundamentais, mas também estará pronto para mergulhar de cabeça em projetos empolgantes.
Até o momento participei de diversas turmas da ADA ministrando uma aula sobre design e pesquisa iconográfica para a elaboração de projetos educacionais. A Acacademia de Autores é voltada para professores que desejam elaborar recursos educacionais físicos ou digitais.
Este curso online baseia-se no princípio pedagógico da aprendizagem ativa e na prática reflexiva, inspirado nas experiências compartilhadas pelo autor Marcio Gonçalves no livro “Mídia e Jornalismo na Escola”. O conteúdo aborda o campo jornalístico-midiático de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Colaborei com o Design instrucional, o Design visual e a Edição de vídeo.
Edição e projeto gráfico para a série de livros e experiências de aprendizagem da autora Daiane Grassi. O projeto busca quebrar a ideia arraigada na sociedade de que a didática é um dom inato. Também colaborei com a preparação do perfil do projeto no Instagram com elaboração de conteúdo, design visual e edição de vídeos para as redes sociais
Edição, projeto gráfico, diagramação e ilustrações para o livro Poemário da Fronteira escrito pelas autoras Jorgelina Tallei e Renata Alves de Oliveira. O livro explora de maneira cativante e divertida as nuances da vida na tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil. Com uma abordagem leve e brincalhona, as autoras habilmente exploram as peculiaridades da vida na fronteira, jogando com as palavras e seus significados para revelar os encantos mais curiosos deste cenário único.
Projeto de Identidade Visual para o evento de Dia dos Professores realizado pelo Grupo de Educadores Google no Brasil e pelo Google for Education, produzido pelo Amplifica Experiências de Aprendizagem.
Aplicação de Identidade Visual e design visual para os produtos físicos e digitais do evento Champions Symposium BRZ 2023 realizado pelo Google for Education, produzido pelo Amplifica Experiências de Aprendizagem.
Design instrucional e produção de conteúdo para o curso online do Programa Cooperativa Mirim, jornada de aprendizagem para professores sobre o programa que tem o objetivo de desenvolver uma educação comprometida com valores de cooperação e participação nas escolas. A realização é do Instituto Siccob em parceria com a SALA (sala.org.br).
Design visual para os objetos digitais de aprendizagem dos 8 módulos do curso Geração Futura: o audiovisual na educação da Fundação Roberto Marinho. Projeto educacional com design instrucional das trilhas de aprendizagem desenvolvido pelo Amplifica Experiências de Aprendizagem e realizado em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos | OEI e Fundação Roberto Marinho | FRM.
Design visual para os objetos digitais de aprendizagem de 38 cursos da Co.liga - Escola virtual da Fundação Roberto Marinho. Projeto educacional com trilhas de aprendizagem desenvolvidas pelo Amplifica Experiências de Aprendizagem e realizado por meio de uma parceria entre a Organização dos Estados Ibero-americanos | OEI e Fundação Roberto Marinho | FRM.
Integrando as atividades da Semana Pedagógica Moonshot Educação, gravei uma aula especial sobre o que um autor precisa saber para publicar um livro além de escrever. Destaquei tópicos como as razões para escrever um livro, o que é edição e o que acontece depois da publicação.
Em 2022 conversei a distância com grupo de trainers certificados pelo Google sobre "Conteúdo, remix e direitos autorais". A fala síncrona aconteceu durante o encontro anual Trainer Energizer que acontece na sede do Google em São Paulo.
Em 2021 conversei a distância com o Grupo de Educadores Google no Brasil sobre Comunicação Visual e Diversidade. A fala aconteceu durante o encontro anual dos Grupos de Educadores Google que acontece na sede do Google em São Paulo.
Aula online para os estudantes do Ensino Médio Técnico do Colégio Técnico de Floriano no Piauí sobre pesquisa iconográfica e o trabalho com imagens da produção editorial. O grupo faz parte do Laboratório de Produção Textual coordenado pelo professor José Ribamar Lopes Batista Júnior.
Aula online sobre criação de colagem digital para os alunos do 2º período da graduação em Design da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para a disciplina Design Gráfico e Design de Interiores da professora Thaisa Sampaio.
Com o apoio da Fundação Lemman e da Imaginable Futures, o Amplifica desenvolveu o programa Simplifica com experiências gratuitas de aprendizagem para estudantes do Ensino Fundamental. No projeto tive a honra de fazer parte do núcleo acadêmico trabalhando diretamente no design das experiências de leitura dos conteúdos que compõem oito semanas de conteúdos gratuitos.
Em 2019 fui convidada para integrar o grupo de fellows do programa Educamídia. O projeto tocado pelo Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google, trabalha a Educação Midiática como uma ação de cidadania para o mundo conectado. Para o programa ajudei a desenvolver conteúdos gratuitos e um plano de aula sobre Memes.
Junto com educadores inovadores atuo na liderança do GEG Olinda. Os Grupos de Educadores Google (GEGs) são iniciativas regionais de educadores dispostos a transformar a comunidade. O objetivo é mostrar como as tecnologias podem promover o letramento digital, estimular a criatividade e auxiliar processos de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula.
O projeto surgiu quando percebemos que uma rede de profissionais criativos poderia contribuir efetivamente para a formação de educadores do Recife e região. Mas, precisava ser uma formação diferente, com pegada criativa e muito design e tecnologia envolvida. Estava iniciado o programa de formações criativas para professores mais legal do pedaço com foco no planejamento e na criação de novas práticas educativas.
No dia 1º de dezembro de 2018 as duas turmas de Google Certified Innovators do Brasil se reuniram no Google em São Paulo para um encontro de compartilhamento de experiências, aprendizagem e confraternização. A Innovators Experience foi construída de forma colaborativa e pude participar da comissão de organização e contribuir para a realização desse grande projeto.
Depois de projetar inúmeros livros decidimos que era hora de lançar um selo editorial para chamar de nosso. Queríamos publicar obras acessíveis tanto em valor como nos formatos e linguagens utilizadas, incentivando a leitura e desconstruindo o mito da complexidade dos conteúdos acadêmicos. Também buscamos abrir espaço para novos autores e novas abordagens buscando estimular a escrita em todos os níveis.
Começou como série de livros que se propõem a abordar inovações para educação em linguagem simples e acessível. Já publicamos quatro volumes sendo o último deles gratuito e produzido através de chamada pública. Hoje o movimento é uma rede de quase 5 mil pessoas que compartilham conhecimento e colaboram para a produção de múltiplos conteúdos.
Criamos o blog como um espaço para compartilhar o que sabemos e divulgar nossa ideias. Em pouco tempo estávamos divulgando também as ideias dos nossos parceiros e de outros bons profissionais que desenvolvem trabalhos importantes em comunicação, design e educação. No espaço online já realizei entrevistas, publiquei relatos, tutoriais e uma série de outros conteúdos multimídia.
Uma curiosa experiência de aprendizagem sobre o universo dos GIFs. A formação tem o objetivo de apresentar o formato e suas múltiplas possibilidades de aplicação na educação. O envolvimento com o formato é despertado a partir da produção de GIFs a partir dos seu próprio dispositivo: computador ou celular.
O educador Marcio Motta nos procurou com seu excelente texto para o guia de orientação para elaboração de TCC no nível médio. A missão era criar uma experiência de leitura envolvente através de um projeto gráfico inovador. O resultado é um guia ilustrado diferente e divertido.
Tudo que aprendi ao desenvolver meu projeto de conclusão de curso eu decidi compartilhar para ajudar outros estudantes nos processos de produção de um ensaio fotográfico. O resultado é um ebook gratuito que apresenta não só o projeto como todas as etapas de sua produção. O fotolivro apresenta o cotidiano de artistas que se apresentam nos ônibus da Região Metropolitana do Recife.
Com o PIBID Letras da UFPE criamos uma experiência de leitura especial para séries de publicações online escritas pelos licenciandos vinculados ao projeto. O resultado é uma série de 5 ebooks gratuitos em que os estudantes descrevem as experiências de aprendizagem sobre gêneros textuais que aplicaram em suas aulas no programa de iniciação à docência.
Uma iniciativa que transformou um ebook sobre teoria literária em um blog aberto a participação que convida os leitores a complementar os textos nele publicados através da ferramenta de comentários. O objetivo é reunir material para transformar o que hoje é versão Beta numa versão Alfa acrescida das contribuições recebidas.
Nos anos de 2012 e 2013 fui curadora e ajudei a avaliar os projetos submetidos ao Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais. As duas edições premiaram e projetaram nacionalmente 20 iniciativas educacionais inovadoras durante as respectivas edições do Simpósio Hipertexto na UFPE.