Educação

Bem-vindos ao meu banco de projetos online. Criei esse espaço para tentar reunir os principais projetos que ajudei a desenvolver na Pipa Comunicação com múltiplas ideias, parceiros desbravadores e muita mão na massa. Cada card levará você para os ambientes online que preparei para cada um dos projetos. Aprecie sem moderação e obrigada pela visita!

ProfLab

O projeto surgiu quando percebemos que uma rede de profissionais criativos poderia contribuir efetivamente para a formação de educadores do Recife e região. Mas, precisava ser uma formação diferente, com pegada criativa e muito design e tecnologia envolvida. Estava iniciado o programa de formações criativas para professores mais legal do pedaço com foco no planejamento e na criação de novas práticas educativas.

Aprendizagem Criativa

Com linguagem simples busquei apresentar neste vídeo um conteúdo repleto de dicas, cases e recursos, além de elencar os benefícios da aplicação da Aprendizagem Criativa (Creative Learning) para professores e aprendizes.

IX BRZ

No dia 1º de dezembro de 2018 as duas turmas de Google Certified Innovators do Brasil se reuniram no Google em São Paulo para um encontro de compartilhamento de experiências, aprendizagem e confraternização. A Innovators Experience foi construída de forma colaborativa e pude participar da comissão de organização e contribuir para a realização desse grande projeto.

Livraria da Pipa

Depois de projetar inúmeros livros decidimos que era hora de lançar um selo editorial para chamar de nosso. Queríamos publicar obras acessíveis tanto em valor como nos formatos e linguagens utilizadas, incentivando a leitura e desconstruindo o mito da complexidade dos conteúdos acadêmicos. Também buscamos abrir espaço para novos autores e novas abordagens buscando estimular a escrita em todos os níveis.

Série Professor Criativo

Começou como série de livros que se propõem a abordar inovações para educação em linguagem simples e acessível. Já publicamos quatro volumes sendo o último deles gratuito e produzido através de chamada pública. Hoje o movimento é uma rede de quase 5 mil pessoas que compartilham conhecimento e colaboram para a produção de múltiplos conteúdos.

Blog da Pipa

Criamos o blog como um espaço para compartilhar o que sabemos e divulgar nossa ideias. Em pouco tempo estávamos divulgando também as ideias dos nossos parceiros e de outros bons profissionais que desenvolvem trabalhos importantes em comunicação, design e educação. No espaço online já realizei entrevistas, publiquei relatos, tutoriais e uma série de outros conteúdos multimídia.

O uso criativo de GIFs

Uma curiosa experiência de aprendizagem sobre o universo dos GIFs. A formação tem o objetivo de apresentar o formato e suas múltiplas possibilidades de aplicação na educação. O envolvimento com o formato é despertado a partir da produção de GIFs a partir dos seu próprio dispositivo: computador ou celular.

TCC: guia para a jornada

O educador Marcio Motta nos procurou com seu excelente texto para o guia de orientação para elaboração de TCC no nível médio. A missão era criar uma experiência de leitura envolvente através de um projeto gráfico inovador. O resultado é um guia ilustrado diferente e divertido.

Anônimos, famosos e viajantes

Tudo que aprendi ao desenvolver meu projeto de conclusão de curso eu decidi compartilhar para ajudar outros estudantes nos processos de produção de um ensaio fotográfico. O resultado é um ebook gratuito que apresenta não só o projeto como todas as etapas de sua produção. O fotolivro apresenta o cotidiano de artistas que se apresentam nos ônibus da Região Metropolitana do Recife.

Verbetes Enciclopédicos

Com o PIBID Letras da UFPE criamos uma experiência de leitura especial para séries de publicações online escritas pelos licenciandos vinculados ao projeto. O resultado é uma série de 5 ebooks gratuitos em que os estudantes descrevem as experiências de aprendizagem sobre gêneros textuais que aplicaram em suas aulas no programa de iniciação à docência.

Versão Beta Literatura

Uma iniciativa que transformou um ebook sobre teoria literária em um blog aberto a participação que convida os leitores a complementar os textos nele publicados através da ferramenta de comentários. O objetivo é reunir material para transformar o que hoje é versão Beta numa versão Alfa acrescida das contribuições recebidas.

Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais

Nos anos de 2012 e 2013 fui curadora e ajudei a avaliar os projetos submetidos ao Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais. As duas edições premiaram e projetaram nacionalmente 20 iniciativas educacionais inovadoras durante as respectivas edições do Simpósio Hipertexto na UFPE.